Primeiras Impressões Mangá: Nigerou Matsumoto (Get Away Matsumoto — 100 days escape)



Resumo do Mangá Plus:

Ex-vencedor três vezes consecutivo do Campeonato Iintercolegial de Ciclismo de Estrada do Japão, Matsumoto agora passa seus dias fazendo entregas em sua bicicleta para pagar as contas. Assim como ele pensa em desistir de andar de bicicleta por causa de seu futuro, Matsumoto de repente se vê no centro de um incidente inacreditável...! Abra caminho para esta ação de alta velocidade contundente!!

Autor: Tsuneharu Okusu

Um autor com poucos trabalhos sendo eles, Zombie Search em 2020, Otodokemono em 2021, Otodokemono Anothers em 2022, Yui em 2023, todos eles sendo one-shots e Nigerou Matsumoto agora em 2024 que é sua primeira serialização.


Impressões:

O que me chamou a atenção para ler o mangá foi a capa e o título mostrado no Mangá Plus, afinal o título (lembrando que é o título em inglês que é usado no aplicativo) remete a uma fuga e a imagem mostra um ciclista, isso é no mínimo curioso.

Esse material foi feito com base na leitura até o capítulo 4, que é o último capítulo lançado até a escrita desse texto, escolhi esperar até ter mais alguns capítulos para poder dizer com um pouco mais de propriedade do que vamos ver na história, e valeu a pena já que  nos capítulos 3 e 4 temos um mini arco montado.

Falando da história do mangá, como dito na sinopse, acompanhamos Matsumoto, um ex tri campeão do Intercolegial de Ciclismo de Estrada que hoje em dia, vive de realizar entregas usando sua bicicleta, já que ele foi afastado das competições por dopping e vimos que esse dopping teve o intuito de afastar Matsumoto das competições.




Após um pequeno salto temporal, temos o presidente da Associação de Ciclismo anunciando o novo time de ciclismo japonês, com a meta de vencer o Tour de France, a maior corrida de ciclismo de estrada.


Durante seu trabalho, ele vai fazer uma entrega na residência do presidente da Associação, o mesmo que afastou ele das competições e que mais cedo apresentou o novo time de ciclistas, Matsumoto é atacado e pra sua surpresa, ao acordar vê uma faca no peito do agora morto presidente.


Seu celular toca e um coelho (sim, o autor coloca o celular personificando esse personagem), diz que as digitais de Matsumoto estão na arma do crime, contudo, se ele conseguir fugir por 100 dias, esse personagem misterioso vai se entregar e vai liberar Matsumoto para voltar para as competições.


E aqui o mangá começa a mostrar para o que veio, Matsumoto já começa seu desafio precisando fugir do prédio, com a região cercada pela polícia; com uma certa dificuldade ele consegue empreender sua fuga, mas não deixe de ser visto por alguns policiais que partem em perseguição. E usando seus conhecimentos da cidade e da capacidade de fazer trajetos que os carros não conseguem, Matsumoto consegue se esconder, mas não por muito tempo.



Já que ele é encontrado por amigo de infância que é detetive, e contrariando seu dever, ele ajuda Matsumoto em sua fuga, entregando suprimentos e uma bicicleta nova, ao se despedir ele diz que vai achar o culpado e inocentar seu amigo.


O coelho aparece mais uma vez e diz que Matsumoto vai precisar seguir algumas regras nessa fuga, sendo, não pode ficar mais de 3 dias numa mesma prefeitura (como são divididas as cidades no Japão) e que seu celular precisa sempre estar ligado.


No decorrer dos capítulos vemos Matusumoto conseguindo se esconder enquanto vemos também outros ciclistas sendo notificados da fuga, eis que outro atrativo da obra aparece, mais cedo falei dos capítulos 3 e 4, neles ocorre um desafio, um outro passa a perseguir Matsumoto, o desafio consiste em o adversário tocar Matsumoto, já Matsumoto precisa abrir uma diferença de 100 metros de distância. E que ideia boa do autor, já que o oponente de Matsumoto, é um ciclista de explosão muscular para velocidade em contraste do protagonista que é focado para resistência e longas distâncias, e para piorar o adversário ainda joga sujo, atirando pedras e tachinhas, e da parte de Matsumoto, mais uma vez a capacidade de manobra dele precisa ser testada.




Os desenhos de Tsuneharu-sensei casam com a premissa da obra, passando a sensação de velocidade quando necessário, o design de personagem também passa a composição física de cada personagem, algo importante nessa obra já que cada modalidade de ciclismo precisa de uma musculatura diferente.


Um fato importante que o leitor precisa ao ler, é ter uma suspenção de descrença, já que em algum momentos Matsumoto vai fazer algumas coisas que claramente são impossíveis.




O mangá vale a leitura se você busca algo simples para ler, sem uma história densa ou com muitas tramas e subtramas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história real que inspirou The Elusive Samurai